Vesículas esféricas, compostas por uma ou várias camadas lipídicas (bicamadas fosfolipídicas) que encapsulam um núcleo aquoso. São utilizados como sistemas de entrega para fármacos, genes e vacinas, devido à sua capacidade de encapsular materiais tanto hidrofílicos quanto hidrofóbicos, além de serem biocompatíveis e biodegradáveis.
Partículas obtidas a partir de monômeros, por rotas sintéticas que garantem estreita distribuição de tamanho de partículas (nano ou micro). As partículas podem ser produzidas como homopolímeros ou copolímeros sintéticos, como poli(ácido lático) (PLA), poliestireno (PS), poli(metacrilato de metila) (PMMA) e poli(ácido acrílico) (PAA).
Nanopartículas fluorescentes, compostas por materiais semicondutores, apresentando propriedades ópticas e eletrônicas únicas devido ao seu tamanho (1 a 10 nm). Uma característica marcante é a sua capacidade de fluorescência. A emissão ocorre em comprimentos de ondas específicos (diferentes cores), de acordo com seu tamanho e composição.
Partículas com dimensões na faixa de 3 a 300 nanômetros compostas por óxidos de ferro magnéticos (Fe3O4 - magnetita, Fe2O3 - maghemita). Estas partículas podem ser dopadas com outros metais (ferritas) , encapsuladas em materiais de outra natureza (sílica ou polímero) ou funcionalizadas com moléculas orgânicas na superfície.